
BEM VINDO!
A NOSSA HISTÓRIA
Estamos felizes em fornecer todas as informações que você precisa para conhecer um pouco mais sobre a cultura belmontese. A nossa história começou em 1895 quando um grupo de coronéis liderado pelo coronel Pedro Ventura de Amorim decidiu que a recém emancipada cidade de Belmonte necessitava urgente de uma Banda Filarmônica e assim nasceu no dia 15 de setembro do citado ano a "Sociedade Filarmônica 15 de Setembro". A Filamônica começou a alegrar as festas religiosas e culturais da cidade. Um acontecimento humanitário marcou a história da Filarmônica.

Em 1910 a sede da Filarmônica 15 de Setembro foi doada como abrigo aos acometidos de uma grande epidemia de varíola que assolou a cidade. Por causa disso o prédio ficou interditado por alguns anos. Em consideração ao ato generoso, o governo municipal isentou-a de impostos através da lei nº 92, de 18 de dezembro de 1911.


Em 1914 a Filarmônica sofreu uma grande perda onde uma grande enchente destruiu a sua sede que ficava situada ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Carmo - Praça da Matriz. Vale ressaltar que na ocasião perdemos instrumentos, fardamentos, partituras, documentos de fundação dentre outros.
CURIOSIDADES
Em 16 de julho de 1948 aconteceu o grande duelo que entrou para a história belmontense, entre a Sociedade Filarmônica 15 de Setembro e Sociedade Filarmônica Lyra Popular. Naquele dia começava mais um espetáculo após a tradicional novena da padroeira da cidade que terminou depois da bênção do Santíssimo Sacramento, por D. Eduardo, bispo da diocese de Ilhéus. Cada filarmônica procurava apresentar o melhor de seu repertório, uma após outra. A cada apresentação eram arrancados aplausos da população ali presente. A disputa continuou até o outro dia e às 5h da manhã quando o bispo foi celebrar a missa as filarmônicas ainda estavam se enfrentando, nem os apelos do bispo conseguiram parar as apresentações. Somente ao meio dia foi que os presidentes das respectivas agremiações subiram nos coretos e desceram com os seus maestros, encerrando o duelo musical. Musical porque foi encerrado a tempo. Algumas testemunhas, ainda vivas, dizem que a Filarmônica Lira Popular a partir das 05:00H começou a repetir os seus dobrados. Tornando assim a Sociedade Filarmônica 15 de Setembro vitoriosa nesse duelo histórico.